Total de visitas ao nosso blog:

Carnaval 2014

Carnaval 2014
"Entorta, que a taça é nossa!"

HISTÓRICO DO BLOCO

A idéia da criação de um bloco de carnaval surgiu de uma conversa entre a turma que joga vôlei de praia em frente ao do condomínio Saint Tropez, localizado na Barra da Tijuca, por ocasião dos festejos de carnaval de 2010. A maioria dos praticantes dessa turma são moradores do condomínio citado e dos subjacentes.
O objetivo principal era criar um bloco que trouxesse muita alegria para os seus participantes, suas famílias e amigos e que todos se sentissem parte do bloco.
A primeira tarefa foi criar um nome para o bloco. Para tanto, realizamos um animado churrasco no Condomínio Vivendas, no dia 13 de março de 2010, para que todos os participantes propusessem um nome para o bloco.
Muitos nomes foram apresentados. Como era de se esperar, a maioria dos nomes apresentados continham a irreverência e o humor do carioca. Dentre as diversas sugestões podemos destacar: Emergentes Assumidos; É Pequeno, Mas é Meu; Entorta, Mas Não Cai e Vai dar Merda.
Após defesas acaloradas dos proponentes dos nomes para o bloco, decidiu-se, por maioria, dar o nome do bloco de VAI DAR MERDA!
Para manter a animação, agendamos a realização de uma feijoada para o dia 08 de maio de 2010, no mesmo local do evento anterior, onde os interessados poderiam apresentar sugestões para o desenho da camisa do bloco e o enredo do nosso samba. O evento foi um sucesso e contou com a animação do grupo de samba "Estrela Negra".
Ademais, começamos iniciamos as tratativas com os empresários do grupo para verificar se tinham interesse em estampar as logomarcas de suas empresas em troca de cobrirem os custos da confecção das camisas e bonés do bloco.
Imediatamente quatro integrantes manifestaram interesse em colaborar em troca da impressão da logomarca de suas empresas nas costas da camisa do bloco. São eles: Massas Nápoles, Montagnoli Soldas, MecTubo e Franco Eventos. O representante da empresa Salek Serv Med colaborou com a confecção dos bonés.
Uma reviravolta aconteceu. Alguns empresários que demonstraram interesse em patrocinar o bloco, no entanto, ficaram reticentes quanto ao nome do bloco, tal receio foi compartilhado por boa parte dos integrantes do grupo, muitos refletiram e entenderam que o nome escolhido tinha um cunho negativo e não condizia com um bloco que pretendia agregar familiares e amigos dos componentes.
Para melhorar a comunicação entre os integrantes do grupo foi criada uma lista eletrônica - entortamasnaocai@yahoogrupos.com.br - em 08 de agosto de 2010. O objetivo era democratizar a informação e permitir que todos se comunicassem eletronicamente em tempo real.
Utilizando a ferramenta acima, iniciamos uma votação eletrônica para a nova escolha do nome para o nosso bloco. Sagrou-se vencedor o ENTORTA, MAS NÃO CAI.
Aproveitando a polêmica, como era de se esperar, resolvemos comemorar a escolha do novo nome com um delicioso mocotó. O evento foi realizado no dia 21 de agosto de 2010, na praia da Barra da Tijuca, em frente ao quiosque do Tafarel. Nessa data, ficou combinado que no próximo evento os interessados apresentariam propostas para o samba do nosso bloco. Para participar da disputa a única exigência era que todos os sambas deveriam conter a expressão “Vai dar Merda”.
A partir dessa comemoração, decidiu-se que todos os eventos futuros do bloco seriam realizados no mesmo local desse evento, ou seja, no quiosque do Tafarel, na praia da Barra da Tijuca.
No dia 25 de setembro de 2010, foram apresentadas quatro propostas para samba do bloco. Na oportunidade, foi servido um delicioso caldinho de feijão e mais uma vez o evento foi animado pelo grupo de samba Estrela Negra. A escolha do samba seria realizada no próximo evento.
Tendo em vista que a receita com a venda das camisas e bonés não estava sendo suficiente para cobrir as despesas com os eventos do ENTORTA, MAS NÃO CAI, alguns foliões propuseram a criação de um fundo de apoio ao nosso bloco. A proposta foi prontamente aceita e diversos foliões colaboraram com uma cota única de R$ 100,00 (cem reais). A criação do fundo e o apoio dos patrocinadores foram fundamentais para o sucesso do nosso bloco.
No dia 07 de novembro de 2010, foi realizada a escolha do samba do bloco, ocasião em que foi servido um delicioso churrasco para os participantes. Sagrou-se vencedor o samba dos compositores do grupo Estrela Negra. Registre-se que, na oportunidade, concorreram 04 (quatro) sambas.
Para não deixar a peteca cair, realizamos no dia 12 de dezembro de 2010 mais um ensaio do ENTORTA, MAS NÃO CAI. A proximidade do Carnaval já estava criando grande expectativa entre os foliões. Mais uma vez, o grupo de samba Estrela Negra esteve presente.
Dando início às comemorações do Carnaval realizamos, no dia 07 de fevereiro de 2011, um histórico encontro da Velha Guarda da Portela com os foliões do ENTORTA, MAS NÃO CAI. Na oportunidade, foi servida uma deliciosa rabada feita por uma das integrantes da Velha Guarda (Dona Creuza).
Os nossos desfiles oficiais foram realizados nos dias 26/02 e 08/03/2011. No primeiro desfile contamos com ritmistas da famosa bateria da Unidos da Tijuca, campeã do carnaval de 2010, inclusive com a presença do Mestre Casagrande. No segundo, contratamos os ritmistas de Niterói integrantes de um famoso bloco fluminense denominado Araribloco. A alegria contagiou todos que passavam pelo local e os eventos ocorreram sem nenhum percalço, contando com a presença de várias famílias com crianças.
Por limitações orçamentárias e por ser o primeiro ano do nosso bloco, não contamos com o apoio de carro de som e os desfilas foram feitos no estilo “concentra, mas não sai”. A pedido da quase totalidade dos foliões, pretendemos no ano que vem desfilar em pequeno trecho na orla da praia da Barra da Tijuca.
É importante destacar que o nosso bloco foi registrado formalmente na RIOTUR e cumpriu todas as exigências determinadas por essa instituição, tais como: pagamento de direitos autorais e comunicação formal ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Companhia de Limpeza Urbana.

Atualmente, graças à colaboração da foliã Anna, esposa do Décio, foi criado o blog do ENTORTA, MAS NÃO CAI - http://entortamasnaocai.blogspot.com/ - que pretende consolidar na internet todas as informações relevantes vinculadas ao nosso bloco, incluindo registros fotográficos e vídeos dos nossos eventos.
Rio de Janeiro, 26 de março de 2011.


Jorge Fernandes
Presidente

vídeo da rainha do bloco 2012

Gê cantando o samba enredo 2012 de sua composição

Veja também o blog do "Bloco do Limão do Picareta", de Honório Gurgel, RJ